Diabetes - Dra. Debora Mello

Endocrinologia

Diabetes

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz (resistência à insulina), isso resulta, em acúmulo de glicose (açúcar) no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.

Há longo prazo, a hiperglicemia pode levar complicações crônicas em diversos órgãos como olhos, rins e nervos. O controle da hiperglicemia deve ser feito com ajuda de um endocrinologista.

Classificação do diabetes: sabemos hoje que diversas condições podem levar ao diabetes, porém, a grande maioria dos casos está dividida em dois grupos: diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2.

Imagem Diabetes

Os tipos de diabetes são:

Pré-diabetes: é um termo usado para indicar que o paciente tem potencial para desenvolver a doença, como se fosse um estado intermediário entre o saudável e o diabetes tipo 2.

• Diabetes tipo 1: neste tipo de diabetes, o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito no sistema imunológico, fazendo com que os anticorpos ataquem as células que produzem o hormônio. O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes diagnosticados com a doença.
  • Diabetes tipo 2: neste tipo de diabetes existe uma combinação de dois fatores, que é a diminuição da secreção de insulina e um defeito na sua ação, conhecido como resistência à insulina. Geralmente, o diabetes tipo 2 pode ser tratado com medicamentos orais ou injetáveis. Contudo, com o passar do tempo, pode ocorrer o agravamento da doença. O diabetes tipo 2 ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.
  • Diabetes gestacional: trata-se de uma resistência à ação da insulina na gestação, levando ao aumento dos níveis de glicose no sangue. O problema diagnosticado na gestação, pode ou não, persistir após o parto. A causa exata do diabetes gestacional ainda não é conhecida, mas envolve mecanismos relacionados à resistência à insulina.
Divisor

Dra. Debora Mello

CRM 127520

Formada pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, universidade de Petrópolis (RJ), e especializou-se em Clínica Geral pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, na cidade de São Paulo (SP).

Conheça sobre a Dra. Debora Mello
Divisor