Quando o assunto é o emagrecimento, existem muitas perguntas associadas a ele. Sendo assim, nesse texto gostaria de explicar se somente a prática de atividades físicas é suficiente para promover o emagrecimento.
Antes de qualquer coisa, gostaria de falar que apenas praticar atividades físicas não faz com que uma pessoa emagreça, uma vez que também é fundamental ajustar a ingestão calórica do paciente.
Os exercícios têm como função melhorar o organismo metabolicamente, o que auxilia no combate de doenças, provoca menos inflamação e contribui para o emagrecimento de forma equilibrada.
A prática de atividades físicas é muito benéfica para as pessoas, sendo assim, está indicada para todas as idades. Não somente para emagrecimento, os exercícios previnem doenças e auxiliam na liberação de hormônios.
No entanto, a restrição calórica é importante para o emagrecimento, desde que seja acompanhada por um profissional, que indicará as melhores dietas, de acordo com o perfil de cada paciente.
Uma alimentação saudável, composta por frutas, verduras e legumes, é ideal para auxiliar o paciente no emagrecimento, bem como na prevenção de diversas doenças e para melhorar a qualidade de vida.
Realizados de forma integrada, a prática de atividades físicas e alimentação saudáveis são fundamentais para que o paciente emagreça e viva com mais qualidade! Por isso, não é possível obter sucesso optando somente por um deles: Ambos juntos são a chave do sucesso para perder os quilos a mais.
A consulta com o Endocrinologista também é importante nesse caso, pois o profissional é o mais indicado para acompanhar de perto as mudanças de peso do paciente, além de avaliar questões hormonais relacionadas.