Um diagnóstico de algo desconhecido é sempre motivo de preocupação! Quando uma pessoa fica sabendo que tem um nódulo na tireoide, na maioria das vezes pensa que é algo maligno, mas nem sempre é isso mesmo.
Primeiramente, é importante não se desesperar, até porque 60% das pessoas têm nódulos na tireoide e menos de 5% deles serão malignos. Dessa forma, a grande maioria dos casos não é um câncer.
Quando um nódulo é verificado, comumente pelo exame de ultrassom, é muito importante definir se é necessário investiga-lo com profundidade ou não. Na maioria das vezes, é muito importante avaliar.
Por isso, ao descobrir um nódulo, é preciso ter muita calma e paciência. Isso porque é necessário definir se o nódulo deve ser investigado de forma mais invasiva, por meio de uma punção aspirativa, que ocorre quando é suspeito.
Entretanto, se o nódulo é pequeno e não é suspeito, talvez pode ser apenas observado de forma ativa, ou seja, periodicamente o especialista avaliará se há alteração na produção de hormônios pela tireoide, o que significa que algo está errado.