Dra. Debora Mello - Emagrecimento para tratar a Obesidade

Endocrinologia

Endocrinologista para Emagrecer em São Paulo

Um questionamento muito comum entre as pessoas é se o Endocrinologista pode auxiliar no emagrecimento saudável. E a resposta SIM!

A endocrinologia é a especialidade responsável por avaliar minuciosamente o funcionamento hormonal do corpo, bem como diagnosticar e tratar qualquer tipo de distúrbio que proporcionam dificuldades em perder peso.

Muitas pessoas que estão acima do peso sentem dificuldade para emagrecer. Em alguns casos, o controle da alimentação e a realização de atividades físicas podem não ser suficientes, quando isso ocorre é necessário procurar o auxílio de um Endocrinologista especialista em emagrecimento.

Esse profissional trata dos distúrbios das glândulas endócrinas, responsáveis pela secreção de hormônios que regulam o metabolismo em todo o organismo.

Imagem Emagrecer para tratar obesidade – Dra. Débora Mello

É papel do endocrinologista investigar e descobrir qual é a causa associada ao excesso de peso e da dificuldade em perde-lo.

O tratamento pode envolver medicações, uma dieta balanceada, prática de exercícios físicos, controle das emoções e da ansiedade, mudança de hábitos, controle da fome e do estresse, padrão de sono adequado, intestino funcionando bem e hormônios em equilíbrio.

Endocrinologista pode indicar medicamentos para emagrecer?

Comumente, a utilização de remédios emagrecedores é indicada para pessoas que não conseguem perder peso realizando somente atividades físicas, ou que mesmo com alimentação saudável e equilibrada permanecem acima do peso.

Os remédios para emagrecer podem atuar de 3 maneiras:

  • Pela inibição do apetite;
  • Aumento da sensação de saciedade;
  • Não absorção da gordura consumida.

O tipo de medicamento depende do organismo da pessoa, seu estilo de vida e quantidade de quilos que deve perder. ⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀

É fundamental que os medicamentos para perda de peso sejam indicados pelo médico endocrinologista, uma vez que há riscos na utilização indevida desses remédios, como mudanças gastrointestinais, insônias e alterações cardíacas, entre outros.

O Endocrinologista é o especialista responsável pela indicação de medicamentos para a perda de peso, uma vez que esse profissional também avalia outras comorbidades, como diabetes e alterações hormonais.

Endocrinologista para tratar a obesidade

A obesidade já é considerada um problema de saúde público pela OMS (Organização Mundial da Saúde), portanto conscientizar a população sobre a importância de manter o peso adequado nunca foi tão importante! E meu trabalho como endocrinologista é evitar as consequências que a obesidade traz para a saúde.

O emagrecimento pode ser um grande aliado no tratamento para essa doença. Visto que é possível obter uma melhora na qualidade de vida, além dos hábitos mais saudáveis.

Mas o que será melhor para emagrecer: se exercitar mais ou comer menos? Antes de qualquer coisa, quero explicar que o peso corporal é definido pelo equilíbrio do que é ingerido e o que é gasto de energia.

Para que uma pessoa emagreça, é preciso comer menos calorias do que são gastas, tornando o balanço energético negativo. De acordo com pesquisas, a dieta é mais eficiente do que o exercício isolado para induzir a perda de peso.

Isso pode ser explicado da seguinte forma: Para muitas pessoas, é melhor cortar 500 calorias do cardápio diário do que aumentar 500 calorias em atividades físicas. Além disso, mesmo que uma pessoa gaste as calorias com exercícios, pesquisadores estão demonstrando que a perda de peso pelas atividades físicas é menor do que a esperada pelo maior gasto energético.

Por isso, para perder peso, é muito importante reduzir o consumo de calorias. Além disso, a atividade física pode ter seu impacto diminuído, caso não seja aliada com o controle alimentar.

De qualquer forma, o ideal é combinar a dieta alimentar com a realização de atividades físicas!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Dra. Débora Mello, Endocrinologista especialista em Emagrecimento em São Paulo.

Divisor

Dra. Debora Mello

CRM 127520

Formada pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, universidade de Petrópolis (RJ), e especializou-se em Clínica Geral pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, na cidade de São Paulo (SP).

Conheça sobre a Dra. Debora Mello
Divisor
Open chat
Olá, tudo bem? Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Precisando de ajuda para emagrecer?