Mesmo após dormir bastante durante a noite, você já acorda cansado e sem disposição para realizar suas atividades diárias? É melhor tomar cuidado, pois o cansaço excessivo pode ser sintoma de algo mais sério!
A astenia, nome dado à perda ou redução da força física, é somente o mais superficial. Por isso, é necessário que o paciente que sente esse cansaço excessivo realize exames, visando verificar a incidência de doenças que possuem a fadiga como sintomas.
Antes de qualquer coisa, é preciso verificar se a fadiga é psicológica, visto que essa indisposição, que impede a realização de atividades diárias, pode ser um sintoma de depressão.
O cansaço físico pode ter diversas causas, que incluem o hipotireoidismo, disfunção na tireoide que possui o cansaço como um dos sintomas. O diabetes, caracterizado pela disfunção da insulina, também ocasiona a fadiga.
A hipoglicemia, em que ocorre a baixa do nível de açúcar no sangue, possui sintomas relacionados à fraqueza. A anemia, deficiência de ferro no sangue, torna as pessoas mais cansadas.
A alteração do ciclo de cortisol e sono irregular, disbiose intestinal, ocasionada pela elevação de bactérias ruins no intestino e a deficiência de diversas vitaminas podem também ocasionar o cansaço excessivo.
Dessa forma, é muito importante agendar uma consulta médica ao atestar o cansaço excessivo, com o objetivo de verificar se não existem outros problemas e doenças relacionadas.