Em julho é celebrada a campanha “Julho Verde”, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos do câncer de cabeça e pescoço, bem como promover informações de prevenção à doença.
Câncer de tireoide é o tipo mais comum entre os cânceres de cabeça e pescoço
O tipo mais comum do câncer de cabeça e pescoço é o da tireoide, glândula que está na parte da frente do pescoço, abaixo da laringe. A doença da tireoide acontece quando os tumores crescem na tireoide. Além disso, existem diversos tipos morfológicos, desde cistos até carcinomas, sendo grande parte deles benignos, mas que devem ser avaliados.
Maioria dos nódulos na tireoide são benignos
Cerca de 90% dos nódulos da tireoide são benignos, ou seja, não são cancerosos. No entanto, os que são cancerosos podem se espalhar em todo o corpo, colocando em risco a vida do paciente.
O nódulo da tireoide pode ser identificado em exame, durante a consulta com o endocrinologista. Posteriormente, serão solicitadas avaliações adicionais e testes para confirmar a suspeita.
Tratamento do câncer da tireoide
O tratamento do câncer de tireoide varia conforme o tipo da doença e se ela se espalhou. Entre as opções, estão a cirurgia, terapia com iodo radioativo, radiação externa e quimioterapia.
Se há casos de doenças na tireoide na família, é muito importante realizar exames preventivos, com o objetivo de evitar consequências para a saúde.