A disbiose intestinal é um desequilíbrio da flora bacteriana do intestino, que diminui a capacidade de absorção dos nutrientes, ocasionando carência de vitaminas. Tal desarmonia é causada pela redução do número de bactérias boas do intestino e aumento daquelas que podem proporcionar doenças.
Geralmente, a disbiose provoca sintomas como náuseas, gases, arrotos, queda de cabelo, unhas fracas, distensão abdominal, períodos alternados de prisão de ventre e diarreia, fezes mal formadas, dores de cabeça, cansaço e candidíase de repetição.
A disbiose tem cura, realizada por meio da reeducação alimentar. Quando a doença não é tratada, as bactérias ruins podem migrar para o sangue, causando infecção em todo o organismo.
As principais causas da disbiose intestinal podem ser associadas ao uso de antibióticos, cortisona ou laxantes e também à utilização abusiva de álcool. Além disso, o estresse, alimentação inadequada com excesso de açúcar e pobre em fibras podem favorecer a disbiose.
O tratamento da disbiose é realizado para restabelecer a flora bacteriana por meio da alimentação adequada. O paciente precisa consumir alimentos ricos em probióticos e fibras, que estimulam o crescimento das bactérias boas do intestino, auxiliando no estabelecimento da absorção de vitaminas e nutrientes.